5 erros que você pode evitar na hora de empreender para crescer

Empreender não é tarefa fácil, é preciso uma grande dose de coragem para seguir esse caminho. Não é à toa que se ouve todos os dias notícias de negócios que não deram certos, empresas fechando as portas pouco tempo depois de inauguradas. A realidade do mercado é diferente daquela inicialmente imaginada, o mundo real é mais difícil de lidar do que aquele criado por mentes de indivíduos inexperientes.

O texto de hoje não está aqui para assustá-lo, e sim para ajudá-lo. Um empreendimento não é erguido da noite para o dia, tampouco é realizado sozinho. Na identificação dos erros, pode-se trabalhar os acertos; erros são inesperados, e é preciso estar preparado caso algum deles aconteça. Planejar um negócio também tem a ver com os riscos que se corre.

 

Ansioso para saber quais erros podem ser evitados na hora de empreender? Acompanhe a lista a seguir e o seu negócio estará seguro!

 

1. Falta de planejamento

Todo negócio precisa de um planejamento. Desde um mercado de bairro até uma agência de marketing. Isso quer dizer que o trabalho começa cedo, bem antes de a empresa abrir as portas. A pressa é inimiga da perfeição, já diz o ditado. Um investimento precisa de uma garantia de sucesso, o que só pode ser alcançado com um planejamento eficiente. É preciso observar prós e contras, identificar o público-alvo, escolher o melhor tipo de investimento etc. O planejamento é o início do sucesso de qualquer negócio.

 

2. Falta de responsabilidade

Uma vez que o negócio está progredindo como o esperado, é necessário estar comprometido com a sua manutenção. Uma empresa precisa de cuidados constantes, já que ela responde a vários clientes. Qualquer coisa pode dar errado a qualquer hora, e se o responsável não estiver preparado, todo o trabalho pode ir por água abaixo.

Ser profissional é ser responsável pelo seu trabalho. Não interessa se a empresa é pequena, média ou grande, a responsabilidade é a mesma.

 

3. Falta de organização

Pode parecer óbvio, mas muitos empreendimentos se perdem por causa da falta de organização. Quando um potencial cliente observa a empresa que ele está prestes a contratar, pode acabar não fechando o negócio: ele presta atenção em tudo. Afinal, você vai mesmo querer que uma empresa que não cuida do básico para manter tudo em ordem lhe prestar um serviço? Claro que não. Mantenha papéis, materiais, salas e pessoal organizados. Além de dar uma boa aparência, facilita o trabalho.

 

4. Falta de comprometimento

Quando você resolve montar uma empresa, tem de ter em mente que outras pessoas, os clientes, confiarão serviços a você. Ou seja, é um trabalho muito sério. Deixar as pessoas na mão, não cumprir prazos e não realizar pagamentos pode destruir o seu negócio, principalmente se ele está apenas começando. As notícias voam, sejam elas boas ou ruins. Sua empresa poderá ter má fama, mesmo com apenas um erro cometido. Cumpra suas promessas e crie uma base de confiança na sua relação com os clientes!

 

5. Empolgação exagerada

Quando os negócios vão bem, você vai bem. É um alívio, claro, mas é preciso estar atento sempre! No mundo dos negócios, nada é garantido. Portanto, uma empolgação sadia com o sucesso da sua empresa é totalmente compreensível e, até necessário, mas não pode ultrapassar o limite. A empolgação exagerada pode levar você a cometer deslizes e desviar a atenção do trabalho. Um negócio de sucesso pode se desfazer em pouco tempo por causa disso. Tome conta da sua empresa e de você também.

Gostou das dicas? Um empreendimento é algo sério, precisa de planejamento e cautela. Foque nos acertos, mas esteja preparado para os erros.

Autor: Empreender para Crescer

Compartilhe este artigo no

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *